12 de jul. de 2007

Operação Amazon... Era para filtrar e não descriminar!

Vocês estão sabendo do que está acontecendo na Europa?? Eu não sabia e fiquei sabendo a pouco tempo e estou impressionada!

Eu abria a boca, toda orgulhosa e dizia a todos que brasileiro não precisa de visto para entrar na Europa! Para mim era uma prova de simpatia e de confiança, já que recebemos tantos europeus em nosso país.

Lendo o Blog da Meiroca, onde ela propôs essa blogagem coletiva, fiquei um tanto surpresa... Li noticias na internet que eu nem fazia idéia.

“Os brasileiros proibidos de entrar na UE foram enviados de volta ao Brasil e seus passaportes receberam um carimbo indicando o procedimento pelo que passaram.

Durante a operação, informações de que alguns dos barrados teriam passado até uma semana retidos nos aeroportos europeus fez com que o Itamaraty instruísse suas representações na UE a manifestar a “profunda preocupação do governo brasileiro diante de medidas que possam restringir a liberdade de circulação de cidadãos brasileiros e de atos que constituam violações aos direitos humanos”. (ler mais...)

Conheço muitos brasileiros amigos que viajam com tranqüilidade na Europa e minha sogra inclusive esteve em Lisboa, Madri e Paris em junho deste ano e nada aconteceu. Mas lendo algumas reportagens descobri que existe um número significativo de brasileiros querendo entrar na Europa clandestinamente. Pode ser que o livre visto tenha facilitado essa entrada e começo a repensar sobre a necessidade da exigência de visto incluindo para os turistas. Fico tão triste com tudo isso, fico até com vergonha! Pois a nossa fama não é boa e se aumenta consideravelmente a estatística de brasileiros clandestinos na Europa, nós que não temos nada haver com isso... Acabamos “pagando o pato”. E atitudes desenfreadas começam a acontecer na imigração da EU e estou chateada em saber que o nosso povo tem sido mal tratado e boa parte sem nenhum fundamento.

Conheço alguns que foram para os Estados Unidos, com visto de turista com a passagem comprada de volta e simplesmente não voltaram. Como filtrar esses casos? Acho extremamente complicado e penso que muitas atitudes deveriam ser tomadas ainda no Brasil. Uma delas é diminuir o alto índice de desemprego e com isso evitará que brasileiros busquem oportunidades em outro país.

---

Essa postagem é parte integrante da blogagem coletiva incentivada pela Meire, do blog Pensiere e Parole. Participe também, blogando ou comentando! Vejam a lista dos participantes (aqui).

---

Nenhum comentário: