1 de nov. de 2010

Resultados depois de grandes catastrofes - Terremoto

Engraçado algumas coincidências... Estou eu fazendo as minhas malas para ficar uma semana no Chile para fazer a minha mudança definitiva para o Brasil. Sento-me para ler alguns artigos e descubro que no dia de hoje, mas em 1755 ocorreu um terremoto de grande magnitude em Portugal. Ir para o Chile é regressar em lembranças boas e temerosas... Saí do Chile por causa do terremoto de 2010 e nunca mais voltei. Estou com o rascunho do meu relato sobre o terremoto que eu e minha família sofremos no Chile, mas ainda não consegui terminá-lo. Talvez seja porque todas as vezes que sento para relatar a tal experiência, me vem sempre os mesmos temores. E amanhã estarei embarcando e estou bem com essa minha ida. Além da mudança de trazer as minhas coisas para o Brasil, é rever a cidade linda que é Vinã del Mar. Cidade essa que me acolheu maravilhosamente e foi excelente toda a minha estada lá e quero guardar no meu coração somente essas boas lembranças! Mas o trauma do terremoto ainda existe, e foi por causa desse tremor que fez com que revíssemos e reavaliássemos alguns aspectos das nossas vidas. E lendo sobre o terremoto ocorrido em Portugal em 1755, percebo melhor como algumas castástrofes, como um terremoto, influenciam não só sobre nossas vidas, mas também influenciam uma era. Olha só que interessante... Não sei se os dados estão corretos, mas foi nesse terremoto de Portugal de 1755, que surgiu os primeiros estudos sismológicos, sendo o Marquês de Pombal o precursor da ciência sismológica. Houve uma "revolução" ou melhor dizendo... Um impacto considerável na sociedade. Esse terremoto ocorreu no dia de "Todos os Santos" e Portugal por ser um pais católico, atrelou o ocorrido com uma manifestação divina. Eu mesma me perguntava diversas vezes depois do terremoto que eu passei, se era alguma provação que Deus queria que eu estivesse passando, eu fico imaginando o que foi naquela época para os católicos diante da sua cidade destruída justamente num dia religiosamente significativo para eles.
As reações de reavaliação não foram só dos fervorosos cristãos católicos, mas de também de vários filósofos... Como o Voltaire, em seu poema: Poema sobre o desastre de Lisboa. Coincidindo também com o início da era do Iluminismo e da revolução industrial, que foram amplamente utilizados na reconstrução de Lisboa. Esses registros são bem interessantes, ainda mais para quem gosta de historia. Lisboa ficou completamente destruída e Marquês de Pombal foi o responsável pela sua reconstrução. Após reconstruída, Lisboa se tornou um centro de referência urbanística de fazer inveja a Paris. 50 anos depois, Napoleão invadia Portugal e família Real Portuguesa fugia para o Brasil. Essas mudanças são de fato significativas. Melhor exemplo disso é ver que nos dias de hoje, depois de inúmeros casos de terremotos com quantidade significativa de mortes, existe uma mobilização de novas construções anti-sísmicas. Hoje eu e minha família estamos vivos devido graças a essas mudanças após terremoto e a essas magnificas construções! --

Nenhum comentário: