20 de nov. de 2006

Rio antigo...

Estou com tantas saudades do meu Rio de Janeiro...

Desde que iniciei a minha faculdade de arquitetura, com a idéia inicial de trabalhar com restauração, que infelizmente nunca trabalhei, minha paixão pelo Rio Antigo foi aumentando cada vez mais.

Quando fui trabalhar no centro da cidade e andava pelas ruelas e avistava os casebres antigos eu ficava imaginando como deveria ser a vida quando tudo aquilo foi construído.

As fotos que mostram um Rio de Glamour... querendo copiar a arquitetura e a boemia francesa, me traz uma nostalgia de um tempo em que eu nunca vivi.

Tenho saudades dos meus lanches na Confeitaria Colombo, onde eu ficava ali por horas só admirando sua arquitetura tão bem conservada e as fotografias antigas expostas nas vitrines da entrada. Fora os potes de alumínio com design antigo e pinturas envelhecidas pelo tempo... que por diversas vezes tentei comprar para mim!! Hehehe

Passear pelo largo da Carioca e olhar para o Mosteiro de Santo Antonio e perceber que com toda aquela arquitetura moderna próxima dali, na Av. Chile, ela continua intacta como se nada tivesse mudado em sua volta.

foto da Av. Rio Branco pelo fotografo Marc Ferrez

E a Av, Rio Branco? Completados seus 100 anos de abertura e imaginar que essa transformação foi dada na época como uma insanidade. Suas obras magníficas como o Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes... E as demais arquiteturas que ainda permanecem intactas pelo projeto inicial da avenida. Eu tive o prazer de comprar um livro, que eu já era apaixonada quando eu ainda era universitária de arquitetura, catalogando todas as fachadas dos prédios construídos na Av. Rio Branco na sua abertura. Nele contém fotografias pelo Marc Ferrez, mapeamento de como foi a abertura da avenida e uma planilha dos custos financeiros. É uma viagem no tempo!!

Falar do Rio antigo para mim... é assunto para toda vida!!

Quero compartilhar com vocês as páginas que freqüento sempre. Fotografias, cartões postais, curiosidades, historia... enfim... tudo sobre o Rio Antigo!!

Se deliciem!!

Carioca da Gema – imagens do centro da cidade

Alma carioca – fotografias, cartões postais e reclames

Saudades do Rio – fotolog

Rio antigo e outras mais... – blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie!! Bom nem preciso comentar sobre o Rio antigo né?! Sobre a boemia, hoje mais que genuina do carioca... sobre as noites perdidas em meio aos casebres e sobradinhos da nossa Lapa moderna e imortal!! rs
Beijocas!!

Alex