18 de nov. de 2006

Soluções para noites sem choro

Uma das coisas que me dá mais prazer na internet é a informação. Um dia de pesquisa na internet, eu acabei entrando numa lista de discussão sobre maternidade e fiquei encantada com os temas abordados entre as mães e o carinho que elas tinham em ajudar as mães menos experientes. Foi então que eu fiz amizade com uma mãe de uma das listas que eu participo e através dela fiquei conhecendo uma nova visão sobre o soninho dos bebês. Ela é moderadora de uma das comunidades do orkut que dá apoio às famílias que usam como base o livro “Soluções para noites sem choro”.

Uma das maiores dificuldades que uma mãe tem quando seu bebê está chorando de madrugada, é entender o que se passa com ele. Me apaixonei com o método do livro porque vai de acordo com tudo o que eu acredito na relação entre pais e filhos.

Um dia conversando com uma amiga grávida eu comentei com ela que minha filha, que na época tinha uns 18 meses, dormia todos os dias comigo e com o meu marido na cama. Senti nela um ar de reprovação e sei que a maioria acredita que deixar seu filho dormir com seus pais seja uma forma de acostumar mal a criança. Eu hoje não consigo entender como eu posso acostumar mal a minha filha, deixando ela longe de mim, do meu aconchego e do meu peito. Diversas noites no inicio ela só conseguia se acalmar dormindo sobre mim e eu me sentia a mãe mais poderosa e realizada por conseguir dar segurança e tranqüilidade ao soninho dela. Quando estamos doentes, estamos tristes e inseguros, buscamos com freqüência a pessoa que mais amamos... E como eu poderia deixar a minha filha dormir longe do calor do meu corpo, do sussurro da minha voz dizendo que a mamãe esta ali ao seu lado, do leite materno ao seu dispor a qualquer hora da madrugada? São essas questões que eu entendo que isso não é “acostumar mal” e sim “dar amor”. E essa é uma das Soluções mais importantes para mim que tem no livro.

Entrem na página da “Soluções para Noites sem choro” e veja os artigos e notas do livro que orientam e tiram dúvidas de como devemos lidar com o soninho dos nossos filhos. Leiam também sobre os relatos das mães contando sobre o sucesso do soninho tranqüilo dos seus filhos, utilizando o método.

Hoje a comunidade do orkut “Soluções para noites sem choro” completou o numero de 5.000 membros. E quero parabenizar a Andréia Mortensen e as suas mediadoras, Catarina D. Novaes, Aninha K.S., Flavia O. Mandic e Patricia Chavinhas, por essa grandiosidade e desprendimento de ajudar as mamães que precisam de apoio e segurança no momento mais difícil que é na hora de conciliar o chorinho e o soninho do bebe.

Links importantes: (clique no nome para acessar a pagina)

Soluções para noites sem choro – comunidade no orkut

Soluções para noites sem choro – página no multiply

Eu pratico cama familiar – comunidade no orkut

2 comentários:

Anônimo disse...

Que linda homenagem Poli, obrigada!!!

Mas o mérito não é só meu não...!!! Catarina, Aninha, Flavia, Patricia (mediadoras) e muitas outras mães que estão sempre lá postando, ajudando, sendo solidarias, dando dicas.

È uma grande rede de amizade e solidariedade, muito bonito!!

Obrigada, bjs

Déia

Marisa disse...

Belas palavras!!! Você resumiu o que defendo e pratico com minha filha de 8 meses... É maravilhoso e engrandecer quando vejo minha "pequena" dormindo tranquilamente, sentindo o calor do meu corpo. Ela se sente segura e eu mais ainda, pois ambas conseguimos dormir a noite toda!