18 de jan. de 2007

Atriz Indiana – Alvo de preconceito!



Aqui na Índia é o assunto mais falado.

A noticia é que participantes do Big Brother da Inglaterra, tem agido com preconceitos contra uma participante indiana, atriz Shilpa Shetty. De acordo com os comentarios daqui, os participantes estariam zombando dos hábitos e costumes que a atriz indiana tem tido dentro da casa, gerando uma polemica entre os telespectadores indianos.

Veja a reportagem do BBC Brasil.com

Indiana é alvo de preconceito em Big Brother britânico

Um órgão regulador da TV da Grã-Bretanha e uma emissora receberam quase dez mil reclamações de telespectadores depois que participantes de uma espécie de Casa dos Artistas do país fizeram afirmações consideradas preconceituosas contra uma concorrente de origem indiana.

Três participantes do Celebrity Big Brother (“Big Brother de Celebridades”, em tradução livre) já foram vistas ridicularizando o sotaque carregado da atriz Shilpa Shetty, uma estrela do cinema indiano com quem dividem a casa.

No episódio do programa exibido na segunda-feira, uma participante também disse que os indianos costumam ser magros porque não cozinham direito os seus alimentos, então vivem doentes.

O caso tem paralelos no Brasil, onde declarações de um participante do Big Brother Brasil, o skatista Felipe Cobra, provocaram críticas de organizações ativistas gays, que o acusaram de homofobia.

Parlamento

O parlamentar britânico Keith Vaz, da cidade de Leicester - que tem uma grande população de indianos, paquistaneses e seus descendentes – apresentou até uma moção para debater o assunto na Câmara Baixa em Londres.

“Nós não toleraríamos essa forma de racismo em outros tipos de programas de televisão e não devemos tolerar em um programa assistido por milhões de pessoas”, disse Vaz.

A emissora que transmite o Celebrity Big Brother, o Channel 4, emitiu uma nota comentando a polêmica envolvendo Shilpa Shetty, dizendo que o programa “não tolera abusos ou racismo em qualquer forma”.

"O Big Brother está monitorando de perto todos os participantes e vai tomar as medidas apropriadas para reprimir tal comportamento sempre que necessário."


.....<>.....

Nenhum comentário: