19 de out. de 2010

Livraria da Travessa

Sentada... Sozinha... Aguardando meu pedido de Risoto com picanha e abobrinha... Na livraria da Travessa... Na mesma rua onde lhe rendeu seu nome... na Rua Travessa do Ouvidor. Hoje eles servem almoço e pequenos lanches no interior da sua livraria. Delicioso esse clima de almoço em volta de tanta cultura... leitura... leitura... leitura Recordo de uns anos atrás, quando a livraria era em outro numero, dois números antes dessa creio eu e se não me engano o local original onde ela mudou para seu nome atual. Na época ela era mais bucólica, e não havia tantos cobiçados por leitura como hoje se vê. Me sentia na época uma visitadora sorteada por encontrar uma livraria com um clima tão gostoso. E é muito bom ver essa livraria da qual eu visitava tão sozinha pelas ruas do centro do Rio, se tornar essa referencia que é hoje. Mas hoje continuo sozinha... visitando a mesma livraria... Na mesma Rua da Travessa... Chega meu pedido junto com os meus pensamentos soltos... Sabe, hoje não tem sido um bom dia pra mim... aliais... esse ano ano tem sido um ano muito conturbado. Voltei há poucos meses para o Brasil depois de ter estado 4 anos fora. Voltar para o Brasil e para a minha cidade maravilhosa é também resgatar os meus velhos costumes... E hoje resolvi tirar umas duas `horinhas` pra mim e aproveitar para fazer uma das coisas que mais curtia fazer no Rio de Janeiro... que é respirar o ar do centro. E agora `sentadinha` saboreando meu almoço nesse clima que nem eu sabia que me fazia tanta falta. Observo que a maioria dos visitantes daqui são um pouco solitários. Ou preferem visitar livrarias sozinhos... Como eu. Gosto do clima daqui. Da luz. De olhar as pessoas que estão aqui... sempre com um ar tão intelectual... tão interessados e esfomeados por leitura. E esse risoto... que está uma delicia!! Ah já me sinto melhor! Talvez seja disso que eu esteja precisando... Dos alguns velhos hábitos meus... E um deles é vir aqui na Livraria da Travessa! ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber que você voltou a escrever! Benvinda de volta!
bjs

Anunciação disse...

Que bom;benvinda de volta.E que prosa gostosa.

Chris disse...

Mas que delícia este post.
Muito tempo sem te ver por aqui e de repente esta bela surpresa.
Hoje mesmo passei em frente a livraria Tavessa....
Comfesso que faltou um pouco de coragem para entrar depois de um dia completamente estressante. Talvez até fosse bom... mas Já era.. já estou em casa... Na próxima nao perco a oportunidade rs..

Eu quando te visitava tinha outra cada... o vermelho melancia... agora me mudei dá uma passada lá depois... é muito bem vinda!
Beijos!!