8 de jun. de 2007

Cingapura, um exemplo de civilização!

Como aprendemos essa semana com a blogagem coletiva, né??

Navegando nos blogs, li dicas de como podemos ajudar com coisas tão simples e tão fáceis!! A começar pelas nossas casas, na escolha dos produtos no mercado, como reciclar...

E como ser civilizado ajuda tanto a manter o nosso ambiente saudável, né?

E resolvi falar hoje de civilização.

Fui a Cingapura em Abril desse ano para comemorar o meu aniversário e obviamente que todo pais de primeiro mundo nos deixa impactados, ainda mais eu saindo da Índia. Índia como o Brasil ainda tem muito que aprender!!

Quando coloquei os meus pés nesse país o que mais chamou atenção aos meus olhos foram as áreas arborizadas!! Lindo!! Para quem mora no Rio, imagine a cidade toda como o Alto da Boa Vista!! É exatamente assim em todo o lugar!! Soube que o índice de poluição de lá é baixíssimo!! As passarelas de concreto, todas que eu vi, têm canteiros com plantas ao longo do seu perímetro!! Simples de executar. Como sou arquiteta e urbanista fiquei pensando nisso o tempo todo... Como é fácil!!

Andando pelas calçadas limpas de Cingapura você sempre se depara com as famosas latas de lixo seletivas (Plástico, papel, metal, vidro). Eu não sei se é verdade, mas acho que rola uma multa se jogar lixo na rua. Talvez medidas extremas como essa mude o comportamento dos teimosos... Lembram como foi com o cinto de segurança! Quem hoje não usa?

Eu estava procurando na internet dados para me ajudar a colocar aqui e dar mais veracidade ao meu texto, pois parece mentira quando eu mesmo conto!! E encontrei o blog do Edge. Olha o que ele diz em alguns tópicos:

“Cingapura é primeiro-mundo. Você vai notar isso logo nos primeiros minutos que chegar aqui. As ruas são limpas, muitas áreas arborizadas, não tem menino de rua, 'não tem' pobreza. Cingapura é um oásis no meio da miséria do Sudeste Asiático.”

“Uma vez quando fui à praia deixei meu laptop no banquinho e saímos para comprar comida, depois de pegar fila e voltar o laptop ainda estava lá. Não precisa preocupar-se com segurança em Cingapura, aqui vivemos numa bolha de proteção.”

Eu tirei esse trecho do texto onde o Edge dá algumas informações básicas para quem quiser “viver” em Cingapura. Quem tiver curiosidade para ler o texto inteiro, clique (aqui), pois vale muito! Super interessante!

Bem, tudo tem seu peso e medida! Eu estava lendo outro texto do Edge onde ele conta algumas das leis estranhas de Cingapura. Não sei se o brasileiro suportaria viver com tantos limites, ainda mais que um proíbe gritar num campo de futebol!! Hehehehe...

Mas acredito muito em que precisamos nos esmerar nesses países e constatarmos que temos solução! Ver que depois de termos falado tanto sobre a ecologia, é possível ver que existem lugares que realmente se preocupam com o nosso planeta.

Talvez um pouco de civilidade ajude!

2 comentários:

Saúde Beleza e Estética disse...

olá tudo bom.. como faço pra trabalhar ai na região é muito dificil? sou massoterapeuta e esteticista trabalho com estética corporal e facial visita meu perfil ai lá vc vai encontrar endereços de blogs e comunidades do meu trab.. obg pelo menos por ler
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5259309835201621833

Saúde Beleza e Estética disse...

olá obg