8 de mar. de 2007

Dia Internacional da Mulher

Porque comemoramos?

Para relembrar as lutas constantes da mulher na sociedade... seja economico, politico ou social.

Na verdade a data iniciou com um fato dramático, onde 129 mulheres morreram carbonizadas!! Isso aconteceu por conta de um protesto em Nova Iorque,formado por mulheres que trabalhavam em fábricas, exigindo melhores condições de trabalho. (leia mais)

Se voltarmos ao passado, vemos uma história de muita luta...

Passeata pelo direito ao voto feminino em Nova Iorque, 1912.

Mulheres que hoje: votam, Competem com um homem numa vaga de trabalho, sustentam uma família... São pequenas provas do sucesso de uma grande batalha das nossas "antecessoras".

Mas não se enganem... A luta pela liberdade de expressão e de direito de escolha... Ainda é grande!!

Aqui na Índia, mulheres ainda são muito oprimidas e muitas vezes sem vontade própria!! Fatos conturbadores para mim que já nasci numa sociedade onde a mulher caminha com as próprias pernas.

Ontem a noite fui a um casamento indiano. A noiva como sempre a mais bonita, ainda mais aqui na Índia, onde o Brilho da roupa e dos acessórios a deixa mais radiante!! Mas toda a filosofia em torno do casamento indiano me deixa um pouco "tonta", pois a maioria dos casamentos daqui é arranjado!! (Pelo menos esse a noiva o escolheu, o que me deixou muito feliz e emocionada!!) Além disso a mulher (noiva), "deixa" a sua família e passa a fazer parte da família do marido... E pelo que eu entendi todos os "problemas" matrimoniais são compartilhados com a família... Do marido.

Eduardo, meu marido, sempre se vê em algumas situações inusitadas... Uma vez, uma excelente funcionaria pede para se desligar da empresa, pois ela iria se casar. Eduardo sem entender os reais motivos pelos quais ela a apontava para ele, insistiu em sua permanencia e ela mesma demonstrando uma vontade de continuar a trabalhar na empresa, sua submissão ao pedido da família do marido de se desligar do emprego, era maior!

Vejam, não é 100% dos casos, mas é a maior parte!! E temos casos relevantes a apontar também na nossa sociedade ocidental!!

Eu sou cristã e na bíblia nos indica que devemos ser "submissas" aos nossos maridos. Um questionamento constante entre as mulheres cristãs em querer saber o que realmente é ser submissa!! hehehehe

Então vamos rumorejar...

Submissão significa obedecer, e é nesse significado que todas tendem cumprir, mas submissão também significa "respeito" e é da troca de respeito mútuo que sobrevive um casamento!! Outro significado é "que se coloca em posição ou lugar inferior"... figuramente falando, um pé de mesa está abaixo do tampo!!... hehehe... Mas vejam onde eu quero chegar neste trocadilho... Se trocarmos este ultimo significado por "apoio" o que vemos??

Amparo; Socorro; Ajuda...

Concordância, Consentimento...

E esse é o real significado muitas de nós queremos ser para os nossos maridos!! Dar-lhes todo o "apoio" necessário para que eles sejam "grandes"!! Por isso que nós mulheres queremos ser "livres", para escolhermos bem os nossos maridos... Maridos que além de nos amar, possam também nos respeitar, nos amparar, nos socorrer, nos ajudar e concordar... Sempre!!

Para este dia... Indico algumas mulheres blogueiras...

Claudia - Cacau

Denise Arcoverde

Flávia Oliveira

Isabela Flanzboym

Leah Santos

Paula Carvalho

Este blog está participando da blogagem coletiva “Dia Internacional da Mulher”, leiam outros blogs!

--- Adicionar esta notícia no Linkk Digg! Pingar o BlogBlogs

11 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu texto.
E alem disto, li no seu perfil que vc apoia o aleitamento materno prolongado. Nesse memoento ler isto, por simples que seja, me deu forca, pois sou da mesma opiniao e estou nesse exato momento vivendo as dificuldades de colocar isso em pratica em plenitude (por dificuldades fisica/fisiologicas? minhas).

Feliz dia da mulher pra vc tb!

Raphael Rap disse...

Muito bom o texto...

É interessante lembrar que quando no cristianismo é falado de submissão da mulher a analogia usada na Bìblia é de Cristo para com a igreja, ou seja, é cuidado total, não servidão total...

Mercia disse...

Oi Poliane,
obrigada pela visita!!! também gostei de conhecer você.. ainda não conhecia ninguém pela índia... podemos trocar idéias das diferenças de culturas!!!
um beijo e parabéns pelo dia de hoje!!

Anônimo disse...

Hi Poliane,
Recebi um pequeno texto e gostaria de compartilhar com vc....

"Tamuld Hebraico é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos, ditados e frases pronunciadas pelos rabinos através dos tempos... Tem um que termina dizendo o seguinte:

Cuida-te muito em fazer chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisoteada, nem da cabeça para ser superior, senão do lado para ser igual... debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada"

Bjs e parabéns pelo seu dia e da Giulia! :)

linds disse...

Oi Poliana
Obrigado pela visita, adorei seu Post..vou voltar sempre p/ visitar.
Como o mundo é pequeno... casamento arranjado ainda acontece e acho q vai demorar a desaparecer...
Feliz dia da Mulher

Anônimo disse...

Poliane.

Legal vc ter escrito sobre o porque de ser comemorado este dia.
Quanto a posição da mulher acredito que ela deva estar ao lado do homem, não em posição inferior, senão Deus não teria tirado uma costela para criar a mulher, se a quisesse em posição inferior poderia ter usado um dedo do pé...

Parabéns por este dia especial...

abs

Chawca disse...

Olá Poliane,,

Primeiro eu queria agradecer as visita e o seu comentário no meu blog.
Segundo, Parabéns pelo texto. Realmente é muito interessante ver uma opinião sobre uma cultura tão diferente pelo ângulo de dentro...
Terceiro, parabéns pelo Dia da Mulher e por pertencer a categoria de pessoas que usam suas cabeças, como bem disse a fantástica sra. Maria de Fatima que eu relatei no meu blog...
Voltarei mais vezes com certeza...

Blog da Mélica disse...

Oi Poliane! Parabéns pelo nosso dia!:D Muito bom o seu post, também postei a respeito.. uma das frases que exemplica muito o que é ser mulher, no meu ponto de vista é essa:

"Sou a mulher mais corajosa que conheço. Na intimidade, podem me chamar de Nara Coração de Leão." Nara Leão, cantora carioca.

Um abraco,
Mélica.

Renata Livramento disse...

Infelizmente em várias partes do mundo a situação da mulher é ainda indigna, eu diria... vamos continuar lutando!
Feliz Dia Internacional das mulheres!
um abraço,
Renata (blogagem coletiva)

Unknown disse...

Minha irmã....
Vc está se tornando uma "blogueira" profissional!!! Tô gostando de ver, hein!!! rsrs...
Feliz "nosso dia" p/ vc e para a pequenina grande mulher da minha vida: Giulica!!! Amo vcs!

Anônimo disse...

Só agora li seu post sobre as mulheres...
Apesar de achar que você deturpou ou modificou o que está escrito na bíblia sobre submissão, eu concordo com o seu jeitinho brasileiro de ler o que lá está escrito.
Espero que, como homem que sempre serei e como marido que quero sempre ser, todos os seu passos sejam entendidos por mim, para que eu possa suportá-los a medida das minhas limitações e pois pela vontade de ergue-la é sempre superior a vontade de submetê-la.
Submetê-la no sentido bíblico de colocá-la atrás de mim, e não ao meu lado.
As mulheres são o que são hoje porque quebraram a barreira religiosa, que você sabe muito bem que aqui na India ainda existe...

Beijos polêmicos, mas sempre junto com você.

Seu maridex... Eduardo.