15 de mai. de 2007

15 de maio – Dia Internacional da Família


Ontem, lendo algumas coisas eu vi que hoje era dia da família! Eu não sabia e fiquei surpresa, pois não vejo tantas celebrações para este dia...

Pesquisei na internet e vi que a ONU proclamou em 1993, que este dia seria um dia de reflexão em prol da família. (Ler mais)

Pesquisei mais na internet e quase não vi mobilizações para celebrar o dia de hoje e percebi também que Portugal tem feito sua mobilização com alguns eventos... O que fiquei motivada pelas coisas que eu li. Internacionalmente vi quase nada e muito pouca mobilização e nesse momento fiquei triste... Pois um dia para mostrar o valor da família e não se fala quase nada!!

Uma das coisas que passou pela minha cabeça é que uma das razões da violência urbana é justamente porque essas pessoas envolvidas com a violencia na sua maioria não tiveram uma família, um lar, pessoas que representasse bem a função do “Pai” e da “Mãe”, dando-lhes amor, carinho e a fundamental atenção.

Abordamos em vários lugares sobre como está violento o nosso Rio de Janeiro... Falamos como está violento o Brasil... Falamos das violências do mundo e não falamos da importância que é um dos remédios para acabar com alguns desses problemas... Que é ter uma família. Quantas crianças estão nas ruas abandonadas? Quantos pais jovens sem orientação não cuidam das suas crianças acabando por abandoná-las? O conceito família para elas não existe!!

Por outro lado, existem famílias que não abraçam verdadeiramente o sentido da palavra. Tive amigos onde pai e mãe depois de separados seus filhos ficaram quase que abandonados!! Filhos começam a se envolver com drogas por falta de atenção dos pais!! Filhos que ficam praticamente fora de casa, pois o ambiente de sua casa é insuportável!!

Precisamos abrir os nossos olhos para dentro das nossas casas também... Verificar se nossos filhos estão precisando nos dizer alguma coisa, parar de trabalhar um pouco nos finais de semana e sair com eles e dedicar sempre umas horinhas do nosso dia para dizer que os amamos, verificar se precisam de ajuda com os deveres de casa, procurar saber se estão com problemas na escola e promover sempre esse contato de confiança.

Consistência familiar é o que precisamos!!

Hoje meu marido veio almoçar em casa e quebramos a rotina de uma terça-feira!! Giulia se exaltou de alegria!! E para celebrar o dia da minha família aqui no RUMOREJO, fiz essa montagem com algumas fotos nossas. Tentando mostrar como é a minha família e o quanto quero estar atenta a ela!!



Dizer que ama é o princípio de tudo!!

Então dê um jeitinho de sair no horário do trabalho e tente jantar todos juntos! Vá até o quarto do seu filho (a) e sente com ele(a) e brinque!! E não esqueça de dizer que os ama e colocá-los para dormir bem aconchegado em seus braços!!

Feliz dia da Família para todos!!

---

CREDITOS DIG-SCRAP: kit-IN MEMORY OF MILES / Eclectic Scraps

10 comentários:

Mercia disse...

Que lindo Poliane, não sabia disso!!! pena que não é um dia difundido ainda... espero que mudemos isso!
beijos!

Raphael Rap disse...

Realmente um dia pouco conhecido, fiquei sabendo por agora...

Espero que as pessoas possam valorizar mais essa primária instituição que é a base da moral e da vida de qualquer ser humano

Fernanda disse...

Foi com surpresa que descobri aqui, que hoje é o dia da família! Ignorava por completo, até gostaria de ter postado algo sobre esse tema; Vc tem razão Poliane,a família está na base da construção do ser humano, é nela integramos valores, que interiorizamos conceitos e nos formamos enquanto seres de qualidade...ou não! A falta da família como alicerce está na origem deste desconcerto das novas gerações, que perdidas procuram sentido para a vida nos locais errados.
Beijos!
( P.S. Aicionei o seu link, tá?)

DM disse...

Oi Poliana!

Que lindo o que você escreveu sobre a família aliáis adorei a sua, que fotos lindas com direito a Taj Mahal e tudo ! É famílias estruturadas poderiam mudar os ares desse mundo !

Beijos e Feliz dia Família prá você!

Anônimo disse...

À mãe da minha família,
Se existe algo que será eterno é o nosso laço familiar. Até o amor pode um dia se acabar, mas os laços familiares que nos une serão eternos.
E não como diz o poeta que seja eterno enquanto dure... Não. Eterno do verbo pra sempre.
O suporte familiar é aquele que nos dá limites. É exatamente aquilo que nos dá vergonha de fazer algo errado.
É o famoso "O que eu vou dizer lá em casa???"
Roubo, drogas, corrupção ativa e passiva, alcoolismo... Sem dúvidas isso é falta de conceitos dentro da família.
Se pela primeira vez que você fica bêbado alguém da sua família te dá uma chamada bem dada... A segunda vez te dá vergonha de fazer...
Se você dá uma propina ao guarda e seu irmão te olha de cara fechada, esse sim pode te fazer mudar de idéia na próxima vez... um amigo não.
Sendo assim, concluo que o primeiro passo para resolver os problemas do nosso pais é resolver os problemas de nossas famílias... Cuidem das sua o melhor possível, pois uma criança bem estruturada hoje, será um cidadão de bem no futuro. Brigas acontecem, mas como você encara uma crise ou uma briga é que mostrará como você encara a sua família.
Você pode achar que pode ou que não pode ser feito. Das duas maneiras você estará certo, só que só quando a gente acha que pode é que a gente consegue.
Motivemo-nos...

Anônimo disse...

Poliane,
Que familia linda vc tem! Q papai do céu esteja sempre guardando e abençoando vcs.

Um beijo

Anônimo disse...

Poliane:
Pena que uma data tão importante não tenha ganho destaque. No meu entender, a família é a base de tudo. E é por isso que temos de exaltá-la e investir nela.
Pena que cheguei tarde, pois este é um assunto que abordaria com prazer.

Chawca disse...

Não sabia disso,,,,e segundo o que vc escreveu, a tend~encia é só piorar com o tempo, com esse numero crescente de meninas gravidas cada vez mais cedo, maes solteiras, e por aí vai..Familia é a base,,,conheço algumas excessões, mas se elas tivessem familia seriam melhores ainda...

Walcineia disse...

Sim, o mês de maio é considerado o mês da família Família...

Família...Projeto de Deus!!

E como todo projeto de Deus se torna alvo para o nosso arque-inimigo, a família, é claro, não poderia ficar de fora! Ele tem sêde em destruí-la, desde de que o mundo é mundo!
Famílias bem estruturadas redunda em força, igrejas fortes, povo forte...
O marido como sacerdote do seu lar, a mulher como administradora, e os filhos, sendo herança do Senhor para nós, amando-nos em obediência!

Li este texto e gostei...

"Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas,escolares ou religiosos têm a sua origem no coraçãodo homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer.17:9; Rom 3:10-23). A instituição que Deus estabeleceu, ainda no jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas para ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambiente que é formado pelo amor exercitado entre todos da família cria o que chamamos de “o lar”. O lar tem suma importância na vida humana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter,crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional, municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vai o mundo, e também, o que é bom para a família é bom para o mundo".

Pois é minha amiga, temos em Deus e na sua Palavra toda a orientação de que precisamos, o grande lance é conseguir colocar em prática
E que Ele nos capacite!!!!!

Bjinhossssssss :)

Unknown disse...

Como disse a Walcineia... "Família é um Projeto de Deus". E vc como arquiteta entende muito bem de projetos não é mesmo? Você sonha com ele, leva seu sonho pro papel, trabalha nele e distribui tarefas para vê-lo tornar-se realidade. Posso imaginar a alegria quando tudo dá certo e sai exatamente do jeito que vc queria!
Todos esses distúrbios que vc cita como, marginalidade, jovens viciados, prostitição, violência é porque o inimigo número um de Deus tenta sabotar Seu projeto. Mas o que não podemos é colocar a culpa toda no inimigo e achar que é assim mesmo e que não há nada que possamos fazer pra mudar esse quadro. Isso é uma mentira e quem pensa assim atribui poderes demais pra satanás que já é um derrotado... Aqueles que têm suas mentes renovadas estão atentos e preocupados em seguir todos esses princípios sugeridos pelo Eduardo, pela Walcinéia e satisfazem o coração de Deus no cumprimento de Seu propósito. Esse é o segredo da felicidade... viver segundo o propósito para o qual fomos criados. Tornar realidade o Projeto que nasceu no coração de Deus!!!